quinta-feira, 4 de março de 2010

E nem tudo foram flores...

É, meus queridos, nem tudo foram flores na construção deste nosso banheiro social, pois, infelizmente, tem uma coisa que foi constante na obra daqui de casa: retrabalho!

Imaginem a dificuldade para uma pessoa como eu (perfeccionista, ansiosa, "senhora planilha" - segundo meus amigos) admitir erros e mais erros na obra. Sei que todo mundo fala que é assim mesmo, mas, sinceramente "não me entra na cabeça".

Vamos aos fatos:

1) Desde o início nossos pedreiros sabiam que usaríamos válvula hydra aqui em casa, sendo que os vasos sanitários  (bacia sanitária, pra usar o "nome científico") seriam simples, sem a famosa "caixa acoplada". Pois bem, mesmo assim, os gênios colocaram o esgoto dos vasos sanitários dos banheiros muito distantes da parede de trás (como se fosse pra usarmos caixa acoplada). Resultado: depois dos vasos instalados mal dava pra passar pela frente deles, sem contar que a tampa do assento sanitário, quando aberta, quase não chegava a encostar na parede atrás...

2) Diz meu pedreiro atual (sim, troquei de pedreiro aos 45 minutos do segundo tempo, maior bafafá aconteceu, tenho que contar pra vocês em outro post) que a ducha higiênica deve ficar à direita de quem está sentado no vaso sanitário. Adivinhem: o pedreiro anterior tinha colocado TODAS as duchinhas à esquerda dos vasos.

3) Segundo um encanador que contratamos (também conhecido, aqui em Brasília, como "Bombeiro Hidráulico"), o padrão para quando se tem água quente e fria nas torneiras é que a água fria fique na mão esquerda e a água quente na direita. Já pescaram o que aconteceu aqui em casa certo?? Isso mesmo: água fria na mão direita e vice-versa!!

Bem, acho que estes 3 exemplos ilustram bem o título deste post. Fica o alerta pra vocês querido leitores: cuidem com os detalhes que citei, ou vocês podem ver estas cenas nos banheiros de vocês a apenas 5 dias antes da mudança (como foi meu caso). As fotos são de 01/02/2010.

Vejam como o vaso está distante da parede de trás:

Olha a tampa do assento aberta (toda esgarçada, pobrezinha):


Aqui uma visão da quebradeira na parede (teve também quebradeira no chão, que não registrei em foto); Notem que o cano da duchinha higiênica ainda estava do lado errado:


PS: Como a nossa amiga Lady Murphy (Lei de Murphy) tá aí pra mostrar que "as coisas que podem dar errado, darão errado", depois de tudo pronto, no domingo (07/02/2010) - dia seguinte da nossa mudança - o Ronald foi furar a parede para colocar a papeleira no banheiro e adivinhem só: acertou um cano. Quase que nos abraçamos e choramos... hehehe Ainda bem que no dia seguinte o pedreiro consertou tudo!!

Fica, então, outra dica (dada pela minha amiga Mônica): na dúvida sobre onde exatamente passam os canos pela parede, vá pelo caminho mais fácil: fure a outra parede!!

7 comentários:

Luci disse...

Nossa, que zorra! Vem aí mais reformas, não é?!
Mas até assim o banheiro está incrível!
Bjos e boa sorte!

antonioesonia disse...

Oi, na verdade o certo é que a torneira fria fique na mão direita, pra evitar queimaduras de desavisados (intuitivamente a mão direita é que abre a primeira torneira). Veja as referências em http://www.tjm.sp.gov.br/Noticias/0719_Sobre_torneiras_e_tribunais.html e http://publicacoes.pcc.usp.br/PDF/ttpcc08.pdf (figura 23)

Michelle disse...

Nossa!!!! Imagino a sua angústia... mas tenha paciência que em breve isso acaba, e quando acabar vc pode até sentir saudades. rs
Bjo

PS Adicionei o seu blog no meu espero q não se importe.

Paulinha e Fabiano disse...

Menina, a distãncia da bacia pra pia foi uma baita besteirada mesmo. Mas, a posição da duchinha, acho que não é uma regra... A minha fica do lado esquerdo, e já ví a de muitos outros apês assim tbm... Sei lá... Ah, mas a minha vai continuar do lado esquerdo, porque não quero nem pronunciar aquela expressão... "quebra-quebra"... aff!
bj
Paulinha
Reformando Nosso Apê

Juliana Paes Neves disse...

Nossa quantos detales que temos que prestar atenção... Tô até com medo da hora que começar a reformar minha casa... Mais é muito bom conhecer as experiencias de outras pessoas assim vamos apredendo. Bjkss bom fim de semana!!

Casinha Linda disse...

Ai ai... dá até arrepios de ler e ver as fotos! Gente, como confiar em alguém que faz tudo errado? Lá em casa ficamos no pé do Oswaldinho para não ter dor de cabeça. Não tivemos o projeto de hidráulica, portanto, foi tudo a olho, conforme o costume. Se não fosse o Alê ver certos detalhes, também teríamos sérios problemas. Mas por enquanto, está tudo certo e torço para que sua obra termine bem.
Beijos!

Lelê disse...

Uau!! Mas faz parte, faz parte.. respira, respira!
Uma boa notícia.. o padrão internacional é: quente na esquerda e fria na direita! Pelo menos isso, né?
Beijos e continue respirando!!