quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Feliz Ano Novo: minhas portas brancas



É pessoal, o último post do ano chegou...

Nem acredito que já se passaram 10 meses desde que iniciamos a construção da nossa casa. Aliás, para registro: a construção da casa (buracos para as sapatas, etc) iniciou-se um dia após a quarta-feira de cinzas deste ano: 26/02/2009, quinta-feira. O aterro, muro de arrimo, gabarito da casa e abarracão tinham sido feitos anteriormente.

Muita coisa aconteceu este ano, como vocês puderam acompanhar conosco aqui no blog. Porém, mais do que falar das coisas que passaram, quero falar do ano que está por vir: nossa mudança para a casa nova está prevista para fevereiro, muito detalhes serão finalizados na casa e uma vida nova se iniciará para mim e para o Ronald!

Agradeço aos amigos que passaram pelo blog e aos amigos que fizemos, graças ao blog. Pra quem já está de casa pronta, parabéns!! Pra quem ainda está vivendo as agruras e alegrias de uma construção/reforma, como nós, desejo paciência e boa sorte!!

E, pra finalizar, como dizem que o branco é a cor certa para a virada do ano, seguem abaixo fotos das nossas portas brancas (formicadas, como expliquei neste post), que já estão instaladas...

Porta do nosso quarto:

 


Porta do nosso banheiro:



Porta do banheiro social:





PS: a porta do quarto de hóspedes também será branca, mas como ela é uma porta de correr, sua instalação está um pouco mais demorada do que gostaríamos...

Fotos de 16/12/09

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Cerca e muro frontal 2: o muro já foi feito


Oi Pessoal!

O post anterior foi meio tristinho, mas este, em compensação, é bem alegre: o muro da frente da nossa casa já está pronto!! Viva!!

Como usaremos grades, vocês verão nas fotos que o muro que foi feito servirá, basicamente, para podermos instalar as grades.

No post em que mostrei o projeto do muro e da cerca (clique aqui para ver), cometei que o muro seria em desnível (para acompanhar a rua). Vejam nas fotos como ficou:

Visão de fora pra dentro, da entrada de pedestres, que tem esta lajezinha pra proteger nossas visitas de possíveis chuvas:







 
Visão de fora pra dentro, do canto esquerdo e do canto direito do muro, nesta ordem. O último vão do canto direito é para o portão da garagem.


 

Visão de dentro pra fora:


 

Para termos de "registro histórico": estas fotos são de 16/12/09.

sábado, 26 de dezembro de 2009

Mais quebradeira: o piso do box da suíte

É meus amores, mais um post sobre quebradeira... Quando acho que tá tudo terminando (ou quase) surpresas desagradáveis aparecem.

Vamos ao relato dos fatos: lembram do post, onde mostrei mais alguns acabamentos da casa, dentre eles fotos do chão do nosso box?? (quem não lembra, clica aqui)
Pois é. No dia em que fomos testar o escoamento da água, percebemos que ela ficava empoçada do lado contrário do ralo. Pode??? Infelizmente pode sim... Imaginem um carinha (sempre ele!) que só faz assentar cerâmica e similires conseguir colocar piso no chão de um box de chuveiro e "esquecer" de fazer um leve caimento para o lado do ralo.

Resultado: estou tão, mas tão ansiosa pra mudar que falei pro Ronald: deixa assim, não aguento mais quebradeira, não quero gastar mais dinheiro, prefiro puxar a água pro ralo com um rodo!

Meu maridinho querido, que sabe como euzinha iria falar disto todos os dias da minha vida (ao menos nos dias em que eu fosse tomar banho nosso banheiro), bateu um papo com o nosso empreiteiro, fez ele ver a burrada e combinou que as pastilhas e o retrabalho seriam por conta dele, o empreiteiro. Tudo isto sem eu saber de nada...

Então, no dia 16/12/09, quando eu cheguei na obra, me deparei com  triste cena das fotos abaixo:

 

É ruim, é péssimo ver uma coisa "pronta" ser desfeita, mas acho que permanecer com o problema teria sido, realmente, pior.

E nas obras de voces, algum caso semelhante??

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

A Porta da Entrada

Oi queridos!

Depois de uns dias sem postar, cá estou eu novamente.

Vim mostrar pra vocês imagens da porta da entrada lá de casa (já instalada, mas ainda sem puxadores e fechadura). Para que vocês tenham uma noção do tempo das coisas na nossa obra, esta foto foi tirada dia 16/12/09.

A porta ficou ótima, bem como eu imaginava! Ela vai ter um destaque especial quando a casa for pintada por fora (sabe lá Deus quando isto será possível, já que estamos ficando sem dindin).

Primeiro, duas fotos da entrada da casa, para que vocês vejam nossa escada, que também começou a ser feita:






Aqui, uma foto um pouco mais de perto, ainda com a vista externa da porta:


E aqui uma vista da porta pelo lado de dentro da casa. A porta abre para o living, mais especificamente na sala de jantar (vai ficar ao lado da minha futura parede berinjela):


PS: Nossa escada, quando pronta, vai merecer um post especial, pois ela terá um detalhe bem interessante. Aguardem...

domingo, 20 de dezembro de 2009

Esquadrias 3: primeira porta de correr instalada

Este é um post do tipo "memória".

Oi queridos! Gosto de escrever uns posts assim pois, depois de uns anos eu não iria me lembrar, por exemplo, que a nossa primeira porta de correr de vidro instalada foi a da área de serviço. (Post memória porque ajuda a minha memória, sacaram? hehehe)

As fotos abaixo são, portanto, desta porta (instalada dia 10/12/09). Mesmo sendo apenas a primeira de muitas, vocês já poderão notar algumas constantes, que se repetem em todas as nossas portas de vidro:
- Esquadrias de alumínio (resistência e beleza);
- Vidros incolores (muuuita luminosidade);
- Trilhos individuais (todas as portas "correm" pra qualquer lado e pode-se sobrepor todas elas, criando um excelente vão de passagem).

Portas fechadas (três folhas):


Portas abertas (não totalmente sobrepostas):



Falando em luminosidade, no sábado dia 12/12/09, conhecemos um casal de vizinhos nossos: super simpáticos e amáveis. Eles conheceram nossa casa (ficaram impressionados com a luminosidade natural) e fizeram questão de nos mostrar a deles.

A casa deles é uma gracinha, bem como a cadela de estimação (Bohemia o nome dela, hehehe). Gostei demais do quintal deles, com pomar e horta.

Como conversamos na ocasião, morar em casa é muito bom, principalmente quando se tem vizinhos queridos e solícitos por perto!!!

E você, tem uma vizinhança boa, ou nem tanto?

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Eu não sabia, mas... 3

Oi gente, como prometi na última postagem, este é mais um post da série eu não sabia, mas...

É que eu não sabia, mas, existem zilhões de coisas a serem decididas quando se vai comprar uma porta.

Vamos a elas:

Material: qual usar?
Vocês, leigos como eu, acham que é só escolher entre madeira e vidro, por exemplo, certo? Errado! Caso opte por madeira você tem que saber se quer a porta maciça, sólida ou semi-oca. A porta maciça é a mais cara e mais resistente das três; já a porta semi-oca é seu oposto. A porta sólida, por sua vez, é intermediária entre uma e outra.

A pessoa que nos atendeu na madeireira disse que, pra porta externa, tem-se que usar, no mínimo, a porta sólida. Portanto, a semi-oca só se usa mesmo no interior da casa.

Além disto, pra portas de correr e portas que tenham algum tipo de visor de vidro (tipo porta de navio, manja?), tem-se que usar também, no mínimo, porta sólida. E falando nisso:

Portas de correr: sim ou não?
As portas de correr são lindas, super práticas, favorecem o melhor aproveitamento do uso dos ambientes, mas... são caras! A começar pelo portal (ou como se diz na minha terra, a "caixaria"), que é especial. Some-se a isto as ferragens pra porta poder, literalmente, "correr", e você chega em altas cifras. E com relação às ferragens de portas de correr é o seguinte: quanto maior e mais bonita, mais absurdamente cara ela fica.

Na nossa casa teremos uma porta de correr, onde usamos o modelo mais simples que tinha na madeireira. Mesmo assim, a porta ficou por cerca de R$ 700,00 (valores de setembro de 2009), sem contar a fechadura (que tem que ser do tipo "bico de papagaio") e puxadores.

Ferragens: vários tipos também!
E eu que achava que ferragem se resumia às dobradiças, tive que penar pra aprender... As dobradiças, por exemplo, podem ter vários tamanhos (dependendo do tamanho e peso da porta), várias cores (vi "pratas" foscas ou com brilho, cobres, douradas, pretas) e vários tipos (as ditas "normais" e as para portas "vai-e-vem", por exemplo).

Além disto, tem ferragem específica pra porta pivotante (que tem este nome, justamente, por usar ferragem do tipo pivô e não dobradiças).

Fechaduras: um mundo à parte.
Gente, daria pra escrever um post inteirinho só sobre fechaduras, mas vai aqui apenas uma pequena lista: fechaduras normais, fechaduras "bico de papagaio" (para porta de correr) e fechaduras com rolete (funciona com portas sem maçanetas, que têm apenas puxadores).

Sem contar o tipo da chave/segredo da fechadura: normal, tetra, eletrônica, etc.

Monte sua porta!
Além das coisas que já falei pra vocês, eu não sabia, mas tem-se que comprar as coisas da porta  todas separadas. Literalmente, você compra uma lista de itens, pra poder ter uma porta acabada:
- Portal (caixaria);
- Porta (folha "lisa", ou com venezianas, por exemplo );
- Acabamento da porta (se tem frisos, se é envernizada, formicada, pintada, etc);
- Alizar (ou "vista", como se diz na minha terra);
- Ferragem (dobradiças, pivô, etc);
- Fechadura;
- Puxador ou maçaneta, dependendo do tipo de porta; e
- Mão-de-obra da instalação.

Então, não se engane, quando você ver uma porta super barata em um folheto, veja se é a porta completa ou se é só a "folha" da porta!
.
.
Ufa!! Cansei, é que eu não sabia, mas as portas são um causo à parte na obra.

E você, tem algum comentário sobre este assunto? Não deixe de escrever e compartilhar comigo e com os demais leitores!

Beijo!

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Portas de madeira

Buenas!

Então, povo... Desde quarta-feira da semana passada (09/12/09),  o pessoal da madeireira está instalando as portas lá de casa.

Teremos, na verdade, poucas portas de madeira: somente na entrada principal, na entrada da garagem para a área de serviço (ambas ficam na fachada principal da casa) e, além destas, apenas as portas dos banheiros e dos quartos.

Embora, por enquanto, eu só tenha pra mostrar pra vocês as portas da frente de casa, já adianto que as portas da área íntima serão brancas.

Ok, ok, li muita coisa ruim sobre portas brancas, como elas sujam, mancham e tals, mas eu e o Ronald optamos por um tipo de material não muito usual para deixar nossas portas brancas: fórmica! Isto mesmo, aquele mesmo material que se usa para revestir armários de cozinhas, por exemplo. Desta forma, caso as danadinhas sujem, a gente pode tacar tudo que é tipo de produto de limpeza pra deixar elas branquinhas novamente. Esperamos, com isto, resolver alguns problemas que teríamos caso optássemos por portas brancas laqueadas ou pintadas... Portanto, aguardem, nos próximos posts espero já poder mostrar pra vocês como as portas brancas ficaram.

Mas, voltando a este post, mostro abaixo imagens das portas das entradas da casa.

Porta entre garagem e área de serviço (já instalada, faltando fechadura e puxador):


Porta da entrada principal (social), ainda por instalar:


Notem que ambas têm o mesmo padrão de acabamento, com frisos e envernizadas. Porém, elas são bem diferentes:
- a porta da garagem tem tamanho padrão: 0,80 x 2,10m;
- já a porta principal tem 1,10 x 2,50m.

Aliás, falando em diferenças, portas dão um bom post pra série eu não sabia, mas... Taí, decidi. O próximo post vai abordar o assunto "portas e seus mistérios". hehehehe

Até lá!

domingo, 13 de dezembro de 2009

Cores do quarto e do corredor/escritório

Oi meus amores!

Eu e o Ronald escolhemos, finalmente, as cores pro nosso quarto e pro corredor/escritório. Lembram que não tínhamos gostado das "provas" das cores nas paredes (vejam este post)? Então... Escolhemos dois outros tons bem mais claros no catálogo e, na prática, gostamos de como ficou.

Assim, no nosso quarto vamos ter a cor "Branco Pérola" e no corredor/escritório a cor "Geada", ambas da Coral. O quarto de hóspedes vai ficar no tradicional "branco neve", pois como ele será o quarto do bebê (um dia, um dia...), será pintado com outra cor somente na ocasião.

Um outro motivo pra colocarmos um pouquinho de cor nas paredes é que, tendo uma cor diferente do branco na área íntima, vamos poder destacar os nosso rodapés!

Estas imagens abaixo são do simulador de ambientes da Coral.

Quarto com Branco Pérola:



Corredor com "Geada":


E aqui, algumas fotos do "Branco Pérola" no nosso quarto (só tem uma demão, por enquanto).

Closet ângulo 1:



Closet ângulo 2:



Entrada do closet:



Nosso quarto ângulo 1 (com o buraco do ar condicionado):



Nosso quarto ângulo 2:


PS: notem que, nas fotos que estão contra a luz, a cor está parecendo um pouco mais escura do que nas demais. Obviamente, na prática, é tudo a mesma cor...

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

O piso da área íntima e os rodapés

Oi pessoas!

Estou feliz, mais uma vez... hehehe Não sei se é pelo fim da obra, mas agora várias coisas bacanas estão ficando prontas e isto vai me deixando bem contente!

O post de hoje - motivo da minha alegria - é sobre o piso flutuante, que reveste toda nossa área íntima, e também sobre os rodapés que escolhemos. Ambos foram instalados no último domingo (06/12/09), sim domingo!!

Piso flutuante, pra quem não sabe, também  é conhecido como piso laminado, e imita madeira. É um piso "quente", do tipo que dá gosto de tirar o sapato e pisar. Ele é de fácil manutenção (basta um pano úmido, sem produtos de limpeza) e só não aguenta água em grande quantidade (poças) e pancadas/batidas fortes, como queda de objetos pesados.

Pra nossa casa, escolhemos o piso da Poliface, linha Bliss, modelo Mirth. E, modéstia a parte, ele é lindo!! Os rodapés são da Durafloor, o "Duratex Moulding", linha "Essencial", com 15cm de altura. É um rodapé branco, bem moderno (modelo E-02) e, também é lindo!! O Rodapé vai ser usado em toda a área íntima e também na sala, onde o piso é de porcelanato (vide este post).

Vejam as fotos...

Aqui, o material, antes da instalação:




Agora, algumas fotos do piso e dos rodapés instalados. O piso está sujinho por motivos óbvios.

Corredor da ala íntima:


Quarto de hóspedes:




Escritório:


Nosso quarto:


Acesso ao closet:



Na saída do nosso banheiro:


Closet:




PS: Algumas partes ainda estão sem rodapé, pois é preciso finalizar algo antes, como instalar as portas, por exemplo.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Esquadrias 2: Os vidros

Oi queridos!

Finalmente foram instalados os vidros das janelas lá de casa! Com isto, vamos poder colocar o piso flutuante, que não pode pegar água e, por causa da possibilidade de molhar com a chuva, estava com a instalação suspensa. Provavelmente no próximo post vou poder mostrar o piso pra vocês...

Mas este post é sobre as esquadrias!! Então vou mostrar pra vocês as janelas com vidros e também as esquadrias das portas de correr, que devem ser instaladas esta semana.

Quarto de hóspedes:


Escritório:


Nosso quarto:


Closet:


Banheiro Social:


Cozinha:


Esquadrias das portas - a serem instaladas:


sábado, 5 de dezembro de 2009

NOSSA Parede com Pedra Canjiquinha

Oi povo!

Como comentei no último post, nós finalmente encontramos um colocador para fazer a nossa parede de pedra canjiquinha.

Gostamos dele porque ele não enrolou: nos ligou na terça-feira (01/12/09), na quarta-feira começou a trabalhar e ontem (sexta-feira) acabou o serviço. Pois é, em apenas 3 dias de trabalho ele assentou 8,4m2 de pedra quartzito, na forma de canjiquinha.

Pra quem tá pensando em ter uma parede canjiquinha, algumas dicas:

1) Compramos 10m2 de quartzito, embora nossa parede tivesse uma metragem menor. Foi uma sugestão do vendedor e realmente foi excelente termos feito isto: há perda de aproximadamente 10% das pedras durante a colocação -  uma vez que tem-se que escolher as peças que combinam na espessura. Então, a dica é: comprar, pelo menos, 10% a mais de pedra.

2) As pedras não são assentadas com argamassa, como as cerâmicas, mas com uma mistura de cimento e cal.

3) A mão-de-obra de colocação das pedras, aqui em Brasília, ficou por R$ 40,00/m2 acabado.

Bom, agora vamos às fotos da nossa parede. Como falei no outro post, as pedras não irão até o teto; foram assentadas até 2m de altura.

O espaço no meio, sem pedras, é pra poder instalar posteriormente o suporte da TV. Os espaços menores embaixo são das caixas de tomadas.