domingo, 29 de novembro de 2009

Rejunte 2: mais um stress

Oi gente!

Afe! Não aguento mais algumas coisas dos "carinhas" da obra lá de casa! Desta vez a pérola veio durante a aplicação do rejunte do banheiro social e da área de serviço. Vou contar pra vocês...

Semana passada, quando fui lá obra, achei o rejunte (que o moço estava aplicando) meio bege (uma vez que comprei 3 tipos diferentes de rejunte, como expliquei neste post). Falei com ele, perguntando se ele estava usando o rejunte certo. Ele disse: "quando secar vai clarear". Leiga que sou, achei que ele sabia do que estava falando. Além disto, os revestimentos destes locais são tão branquinhos, que achei que faziam o rejunte parecer mais escuro.

Muito bem, no último sábado (28/11) cheguei lá e os rejuntes estavam de fatos brancos, finalizando lindamente estes cômodos da minha casa. Pensei: "Não é que o moço sabia do que tava falando?!". Não tive nem tempo de me arrepender de ter feito mau juízo do dito cujo e ele chega pra mim: "A Sra. tava certa, eu tava usando o rejunte errado. É que o "Seu" Ronald deixou a caixa ali e eu pensei...". Arghhhh, além de fazer m... ele ainda quer colocar a culpa no Ronald!!

Resultado: tempo perdido (trabalho feito duas vezes), dinheiro jogado fora (afinal foram usados dois rejuntes no mesmo lugar) e mais uma "forcinha" pra alimentar minha úlcera (pela raiva que passei).

Abaixo, as fotos pra vocês compararem.

Foto do rejunte do banheiro social (tirada semana passada). Notem como o rejunte se destaca, por ser mais escuro do que o revestimento:


Foto do rejunte da área de serviço (tirada esta semana). O rejunte complementa o revestimento, sem destacar-se demais:


PS: eu e o Ronald dizemos um ao outro, sempre que um de nós está muito p... com a obra: "Um dia vamos rir disto tudo!". I hope so!

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Bancadas

Oi amigos!

A edição de hoje vai mostrar fotos de algumas bancadas lá de casa. "Algumas" porque aqui vocês vão ver as bancadas da pia da nossa suíte e também do banheiro social. Ficam faltando: bancadas da cozinha, pia da churrasqueira, lavabo da churrasqueira e área de serviço.

Na nossa suíte usamos o mármore "Bege Bahia", que combina bem com as pastilhas do banheiro (vejam fotos das pastilhas aqui, aqui e aqui). Notem também nossa "polêmica" cuba quadrada de semi-encaixe da Deca... Polêmica por causa das supostas "gosminhas" que ficam nos cantos da pia. Mas, como a cuba é linda, resolvemos arriscar... hehehe




Esta é a bancada da pia do banheiro social, em granito "Branco Siena". Depois dela, mostro a foto da cuba que escolhemos pra este banheiro (também da Deca, é uma cuba de sobrepor e chama-se "Arco Duplo com Deck").




Notem que as bancadas das nossas pias, tanto da suíte, quanto do banheiro social, ficam fora do banheiro (local onde estão a bacia sanitária - privada, ou como diriam na minha terrinha, "patente" - e chuveiro).
Esta foi uma proposta do projeto feito pela nossa arquiteta que gostamos muito! Assim, se alguém tiver tomando banho (ou fazendo outra coisa) e eu quiser me maquiar ou o Ronald quiser fazer a barba, ou ainda se alguém quiser escovar os dentes, não é necessário esperar a outra pessoa desocupar a moita, digo, o banheiro. hehehe

Beijos, beijos e não deixem de escrever...

domingo, 22 de novembro de 2009

Esquadrias...

Oi queridos!

Estou bem contente! Começaram a instalar as esquadrias lá de casa!!

Precisamos finalizar logo esta parte, pra podermos instalar os pisos da área íntima (piso flutuante - falarei disto em outro post) que não podem pegar chuva, e assim dar andamento a várias outras coisas da obra: portas, finalizar pintura...

Abaixo mostro as fotos das esquadrias, que são de alumínio. Não achem que os vidros estão limpíssimos, na verdade os vidros ainda não foram instalados... hehehe

Agora às fotos!

Banheiro social e nossa suíte, na sequência:




Na ordem: quarto de hóspedes, escritório, nossa quarto, closet:








Cozinha e quarto de serviço:




Ai, ai... Não vejo a hora de instalarem (e eu poder mostrar pra vocês) as esquadrias das portas de correr...

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O piso da garagem

Oi gente...

Já que mostrei pra vocês em outros posts o piso da sala e o piso da cozinha, desta vez vou mostrar o piso da garagem.

Escolhemos um porcelanato rústico da Portobello, 45x45 bold, antiderrapante, o D'Ampezzo Gold, que vai combinar com os detalhes arquitetônicos da casa, onde muitos locais serão revestidos com a "casquinha de tijolo a vista":



E aqui, uma fotinho da garagem com o piso já assentado (sem rejunte). Notem que o piso assentado fica mais claro do que parece ser individualmente:



Comentários são sempre bem-vindos!! Beijos!

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Telhado finalizado: aleluia!

Povo de Deus, nem acredito que terminaram o telhado lá de casa...

Já faz um tempão que mostrei as fotos do telhado aqui no blog (vejam que em 29/08/09 eu falei que ele estava quase pronto) e só neste último fim de semana (14/11/09) é que foi possível terminar a montagem do dito cujo.

Por que? Coisas básicas:

1) Nosso mestre-de-obras e o moço da loja de telhas calcularam errado a quantidade de telhas;
2) Não somos pessoas básicas, e tínhamos escolhido uma cor de telha que só vem por encomenda (tégula - damasco), ou seja, tivemos que encomendar algumas poucas telhas a mais, além de acabamentos do telhado ("unha" e "calcinha", são os nomes das peças, juro!);
3) A encomenda chegou há uns 50 dias, mas, óbvio, veio a cor errada;
4) O moço da loja reencomendou tudo, desta vez com a cor certa, e o material chegou há uns 15 dias;
5) Nosso mestre-de-obras não tinha a pessoa certa disponível para colocar o telhado; quando esta pessoa pôde trabalhar, ela foi lá em casa e se machucou;
6) Além das telhas ainda tivemos que encomendar rufos de alumínio, para fazer o acabamento entre a parede da casa e o início do telhado...

Pois bem, após vencer todos estes obstáculos, apresento a vocês fotos do telhado finalizado.

Rufos:




"Unha" (ponta que fnaliza o telhado). Nas fotos está apoiada pela escora:







PS: não consegui tirar foto da "calcinha", que é o oposto da "unha" e fica bem no início do telhado, juntando as várias "águas" do desenho do telhado.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Eu não sabia, mas...

Gente, vou inaugurar uma nova série aqui no blog: EU NÃO SABIA, MAS...

É que tenho visto tantas coisas interessantes na obra que eu não sabia, mas fazem toda a diferença, e gostaria de compartilhar com vocês.

Este post, na verdade, complementa o anterior (onde falei da colocação do rejunte no meu banheiro). É que eu não sabia, mas existem muuuitas cores de rejunte para serem escolhidas.

Eu, particularmente, só conhecia as tradicionais (branca e cinza), até que fui escolher os rejuntes lá de casa. Sem brincadeira, o moço nos mostrou uma palheta com umas 20 possibilidades de cores, no mínimo! Imagino que as cores de rejuntes são feitas por mulheres, pois só nós sabemos a diferença entre as cores pêssego, salmão, rosa, etc... hehehe

E mais, além das cores, eu não sabia, mas ainda é preciso escolher o tipo de rejunte (que é diferente para cerâmica e para porcelanato, por exemplo), além  de ser necessário saber a espessura do rejunte, pois, como falei no post sobre o piso da minha sala (aqui), quando se usa piso retificado fica-se com menos espaço para o rejunte, ou seja, deve-se comprar um rejunte diferente para este tipo de piso.

Outro dado importante: os porcelanatos têm menos absorção de água do que os pisos de cerâmica. Sabe por que este dado é importante? Porque eu não sabia, mas se você usar o rejunte comum em porcelanato, com o tempo (e as limpezas com panos molhados/úmidos) a água vai acumulando apenas no rejunte, e acaba por estragá-lo. Portanto, se você optou por comprar porcelanato para a sua casa, de duas uma: ou usa "rejunte epóxi" (que dizem ser dificílimo de aplicar) ou usa um impermeabilizante para preparar o rejunte comum, que faz com que ele fique menos absorvente.

É isto aí, minha gente, quanto "conhecimento" e "cultura de construção" em um único post... hehehehe Espero que estas informações ajudem vocês!

Beijo!

domingo, 15 de novembro de 2009

Rejunte: faz muita diferença!

Oi galera!

Este post é curtinho, mas contém uma mensagem importante: realmente, rejunte faz muita diferença! Lembram que eu tinha anotado esta "promessa" do Ronald (quem não lembra, pode conferir aqui)? Pois é, ontem fui lá em casa e comprovei que o revestimento do nosso banheiro ficou com "outra cara" após o rejunte ter sido aplicado.

Confiram as fotos e comparem-nas com as primeiras (do post que citei acima). A cor ficou mais bonita com o rejunte!! Confesso que estava até com medo de não ter escolhido direito meus revestimentos... hehehe




Obrigada pelos comentários!!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Pedra Canjiquinha

Oi queridos e queridas!

Desde que começamos nossa obra (e mesmo na época do projeto) tínhamos muitas dúvidas e pontos "nebulosos" sobre nossa futura casa, mas uma coisa eu sempre soube: teríamos, ao menos, uma parede revestida com pedra canjiquinha!

Então, depois de imaginar o uso em trocentos lugares diferentes, optamos por usá-la no living, na parede da sala de estar, como "fundo" da TV. E eu que tinha achado a ideia originalíssima, fui procurar na net umas fotos de paredes com canjiquinha pra mostrar pra vocês, e vi que várias pessoas já tinham tido a mesma brilhante ideia antes da gente...

A nossa parede canjiquinha vai ser feita com pedra "quartzito". Aliás, sabiam que o "canjiquinha" é o jeito de assentar as pedras, e não as pedras em si? Pois é, vivendo e aprendendo... Desta forma pode-se ter canjiquinha com vários tipos de pedras.

Abaixo, nosso "quartzito", que já foi entregue (falta "apenas" assentar):





E aqui as fotos de como nossa parede deve ficar (com uma diferença: não vamos colocar a canjiquinha até no teto):





PS: vou compartilhar com vocês mais uma do meu mestre de obras: quando viu os quartzitos ele falou que "achava que canjiquinha era outra coisa" e que não sabe se tem gente pra assentar as pedras. Acreditam?? Podem acreditar!!
Agora lá vamos eu e Ronald atrás de alguém que saiba trabalhar com este tipo de pedra, pra tentar garantir um bom trabalho.

domingo, 8 de novembro de 2009

Papel de Parede. Será?

Oi pessoas!

Hoje não vou mostrar fotos lá de casa (até porque mudou pouca coisa, humpf!). Então queria aproveitar este post pra pedir a opinião de vocês: o que vocês acham do uso de papel de parede na decoração? Alguém tem? Já teve? Conhece alguém que tem? Nos ajudem, please!

Eu e o Ronald estamos pensando em usar lá em casa, em alguns locais chave: na cabeceira da nossa cama e em outros dois pontos. Mas só como detalhe da parede, não no cômodo inteiro, entendem?

Ontem (07/11/09) nós fomos em uma loja de decoração para ver uns papéis e ter noção de preço. É uma loucura! Existem tantas opções, nacionais e importadas, que a gente fica até meio zonzo! Mas sou obrigada a fazer um comentário com relação aos papéis de parede brasileiros (pelo menos os que vimos): parece que estamos uns 50 anos atrasados, com relação aos papéis importados! Explico: os papéis de parede brasileiros são meio plastificados, sem textura (sem graça ao "tato") e com estampas que parecem ter sido tiradas dos filmes americanos de antigamente.

Já os papéis importados... Nossa! Parece que você está tocando em um tecido, têm texturas macias e desenhos interessantíssimos! Coisa de primeiríssima qualidade!! O preço, óbvio, também é bem diferente: papéis nacionais custam cerca de R$ 100,00 o rolo, já os importados chegam a R$ 300,00 o rolo.

Abaixo, algumas fotos para inspirar:













Se você ficou a fim de comprar papel de parede, deixa eu dar mais alguns detalhes sobre o assunto:
* os papéis de parede são vendido em rolo;
* cada rolo tem dez metros de comprimento, por cerca de 52 centímetros de largura;
* usa-se cola para afixá-los nas paredes (ainda não sei quanto custa);
* aqui em Brasília um colocador cobra cerca de R$ 80,00 para colocar 5 rolos.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A "prova" das cores

Bem que falei da importância de se fazer "prova" com as cores escolhidas para as paredes! Resultado: não gostamos de nenhuma das 4 (!) cores escolhidas para o nosso quarto. Todas ficaram mais escuras do que havíamos imaginado.

Resultado: vamos ter que fazer mais testes.

Pelo menos agora já temos certeza de uma coisa: não queremos verde no nosso quarto. Vamos partir mesmo para um tom mais claro de bege.

Os verdes:

Os beges:


Com relação às cores da sala, por enquanto elas estão com apenas uma "demão". Mesmo assim, como o "Ameixa Selvagem" (à direita) já está puxando muito pro rosa, resolvemos nem "sujar a parede" com a cor D100 (rosa mais claro).











PS: A pintura está manchada por ter apenas uma camada. Mesmo assim, pelo menos por aqui, acho que vamos ficar com uma das duas cores testadas.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Os móveis da cozinha

Oi povo!

Complementando a postagem de sábado passado (31/10/09), vou mostrar pra vocês o projeto dos móveis da nossa cozinha, que encomendamos na DellAno.

O legal deste tipo de projeto (3D) é poder ter noção espacial das coisas, inclusive com relação às cores.

Espero que vocês gostem!












PS: infelizmente ainda não possuímos os "eletros" do desenho... hehehe

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O piso da cozinha

Oi pessoas!

O piso da cozinha, na verdade, é o mesmo da área de serviço e do banheiro e quarto de serviço, além de ser o mesmo do banheiro social.

Falta de imaginação? Que nada! Experimentem ir em qualquer loja de material de construção/acabamentos ou em uma loja da Portobello Shop (onde compramos nossos pisos e revestimentos) e tentem não enlouquecer!! São tantas opções de texturas, tamanhos, cores, materiais e preços que precisam combinar umas com as outras e com o seu gosto e estilo, além do estilo da sua casa, que a equação é quase insolúvel!

No nosso caso, como já expliquei em outro post, partimos da cor branca. Então, após ponderar todas as variáveis da equação, o piso escolhido para estes ambientes foi o porcelanato Habitat Bianco (45x45) bold, da Portobello:


Habitat Bianco na cozinha:



Habitat Bianco na área de serviço:


Habitat Bianco no banheiro social:

Aviso importante: amigos e amigas, é necessário muito sangue frio durante uma obra! Sabem por que? Porque em muito momentos parece que você, seus familiares e amigos são os únicos que querem ver a obra "ir pra frente" e que se importam com o custo e o resultado final das coisas da sua casa.

Sangue frio é necessário pra não "espanar" de vez e botar a perder todo um relacionamento com seus mestre de obras e pedreiros, construído a base de muito "engole sapo porque é ruim com eles, mas pior sem eles".

Me lembrei de dizer isto vendo as fotos acima, onde o piso que eu e Ronald escolhemos com tanto carinho está sendo maltratado, sem dó, nem piedade... snifff

Moooooorro de medo de os "carinhas" deixarem algo no piso que vai manchá-lo e estragá-lo pra sempre. Isto me aflige de verdade! Só nós sabemos que não é tão simples pedir "mais duas caixinhas" do piso X, sem falar da quebradeira e mais sujeira, além do tempo extra...