segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Pontos de Luz

Este post é para as pessoas que (como eu, Vanessa) não entendem muito bem como são feitas as coisas em uma obra.

Primeiramente tenho que explicar que até vir morar em Brasília (em 2005) eu nunca tinha visto uma parede de gesso acartonado ou um forro de gesso. Lá na minha terra (em Balneário Camboriú, SC) o forro é de madeira em casas de madeira ou se usa "laje" em casas de alvenaria. Claro que imagino que exista forro de gesso por lá, mas definitivamente este tipo de material não havia "se apresentado a mim" até então.

Dito isto, vou explicar como foram feitos os pontos de luz na nossa casa:

- Pontos (caixas) de luz foram deixados nas lajes, obedecendo ao Projeto de Instalações (do engenheiro);
- A partir destes pontos os fios são distribuídos pelo cômodo, de acordo com o Projeto Luminotécnico (da arquiteta). Vide fotos abaixo.

Os próximos passos são:
- Colocação do forro de gesso;
- Recorte dos "buracos" no gesso, para a instalação das luminárias indicadas; e
- Pronto! Nossa casa vai ficar lindamente iluminada...

Explicação das fotos: os fios saem do ponto de luz do cômodo e são distribuídos (por dentro dos conduites) para os pontos corretos:


PS: Tive um problema com as instalações elétricas da casa: quando chegou na hora de colocar as caixinhas dos interruptores e tomadas, o pessoal seguiu o Projeto de Instalações (do engenheiro), já que o Projeto de arquitetura correspondente ainda não estava finalizado. Resultado: estamos quebrando um monte de coisas na parede para corrigir local dos pontos, aumentar o número dos pontos ou até mesmo diminuí-los.

Fica a dica: só faça mesmo a "coisa" quando souber que a "coisa" não mudará mais.

Comentário sobre a dica: isto de "não mudar" acontece em uma obra?? hehehe

sábado, 26 de setembro de 2009

Cada pastilha em seu lugar

Viva!!!

O moço dos acabamentos acertou as cores das pastilhas de cada banheiro (vide este post para entender o que estou falando).

Agora sim: "verde acqua" no banheiro social e mosaico (tons de bege e marrom) na nossa suíte.

Ahhh, ele também certou a forma de colocação das pastilhas (conseguiu diferenciar a parte que cola na parede com a armagassa da parte que fica pra fora). Ufa!

Vejam as fotos abaixo.

Aqui é novamente nossa suíte, mas agora com as pastilhas corretas ("Mos. Ecowood Mix", da Portobello):




E aqui o banheiro social, com as pastilhas "Crayon Acqua", também da Portobello (falta tirar o papel):

PS: Que medo!! Não sei se dá pra notar nas fotos, mas há uma sutil diferença de cor entre as peças de revestimento do banheiro social e da suíte. No banheiro social é a "cetim bianco" e na suíte é a "cetim crema" (ambas da portobello).
Como elas possuem também o mesmo tamanho (30x40), fico morrendo de medo do moço se confundir e colocar uma branca no meio das beges ou vice-versa.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Arquitetura

Este post é para algumas pessoas que me perguntaram quem foi nossa arquiteta aqui em Brasília.

Foram duas, na realidade.

A primeira é a Walléria Teixeira, que fez o projeto arquietônico, definiu layout e platanta baixa, propôs a "dinâmica" da casa, por assim dizer.

A segunda é a Adriana da "Arquitetura para Todos", que fez o projeto de interiores, luminotécnica, etc e detalhou várias coisas para a execução da obra.

Foi muito bom ter contratado arquitetas para nos ajudar, apesar de também terem nos trazidos algumas dores de cabeça. (Para este comentário levem em consideração que sou ansiosa e perfeccionista: a verdadeira "chata", de um modo geral).

De qualquer forma, uma coisa é certa: ter uma profissional ajudando é excelente!! Há uma razão para essas pessoas terem um diploma!! Não pense que apenas através da consulta de revistas especializadas e buscando dicas na internet você conseguiria o mesmo efeito.

Fica a dica.

Beijos!

sábado, 19 de setembro de 2009

Acabamentos...

Este post tinha tudo pra ser "só alegria".

Bem, de fato, estou feliz porque começaram os acabamentos, a parte que nós mulheres (é a Vanessa que está escrevendo, óbvio) mais gostamos.

Porém o "carinha" que estava colocando o revestimento conseguiu fazer dois absurdos:
1) Colocou as pastilhas do banheiro social na nossa suíte (inverteu as "bolas" e as cores); e
2) Colocou as pastilhas de forma errada, colando o anverso das pastilhas na parede e deixando o verso para fora.

Me digam, pode??? Infelizmente pode sim...

Ele fez esta m... ontem de tarde.

Hoje, quando vimos, o Ronald ligou pro empreiteiro, que jurou ter dado direitinho na mão do "carinha" as pastilhas corretas e também as instruções de colocação. Ele também jurou que o "carinha" não pisa mais na obra e que vai repor o material estragado. Assim esperamos.

Bão, abaixo, as fotos da nossa suíte. O erro está nos nichos (para shampoo e sabonete):






Com relação às instalações elétricas, contratamos o João (que fez as instalação do nosso apartamento) para adaptar os pontos de luz, telefone, TV e interruptores ao projeto luminotécnico. Ele começa amanhã (sim, domingo!). Só não conseguimos arrancar dele uma previsão de término.

De qualquer forma, acho que na outra semana (a partir do dia 28) já poderemos começar o gesso.

Cruzem os dedos!

sábado, 12 de setembro de 2009

Hall de entrada, Parapeito e mais Telhado

Olá pessoas!

Finalmente desenformaram a laje que protegerá o hall de entrada da casa, como vocês podem ver nas próximas duas fotos abaixo.

É um detalhe arquitetônico bem interessante da nossa casa. Vai ficar bem bonito quando tudo estiver pronto.




Outro "finalmente" neste post: começaram a colocar os parapeitos das janelas (os granitos já estavam comprados há um tempão):




E agora, mais fotos do telhado.

Cobriram a parte da varanda: