quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Eu não sabia, mas... 3

Oi gente, como prometi na última postagem, este é mais um post da série eu não sabia, mas...

É que eu não sabia, mas, existem zilhões de coisas a serem decididas quando se vai comprar uma porta.

Vamos a elas:

Material: qual usar?
Vocês, leigos como eu, acham que é só escolher entre madeira e vidro, por exemplo, certo? Errado! Caso opte por madeira você tem que saber se quer a porta maciça, sólida ou semi-oca. A porta maciça é a mais cara e mais resistente das três; já a porta semi-oca é seu oposto. A porta sólida, por sua vez, é intermediária entre uma e outra.

A pessoa que nos atendeu na madeireira disse que, pra porta externa, tem-se que usar, no mínimo, a porta sólida. Portanto, a semi-oca só se usa mesmo no interior da casa.

Além disto, pra portas de correr e portas que tenham algum tipo de visor de vidro (tipo porta de navio, manja?), tem-se que usar também, no mínimo, porta sólida. E falando nisso:

Portas de correr: sim ou não?
As portas de correr são lindas, super práticas, favorecem o melhor aproveitamento do uso dos ambientes, mas... são caras! A começar pelo portal (ou como se diz na minha terra, a "caixaria"), que é especial. Some-se a isto as ferragens pra porta poder, literalmente, "correr", e você chega em altas cifras. E com relação às ferragens de portas de correr é o seguinte: quanto maior e mais bonita, mais absurdamente cara ela fica.

Na nossa casa teremos uma porta de correr, onde usamos o modelo mais simples que tinha na madeireira. Mesmo assim, a porta ficou por cerca de R$ 700,00 (valores de setembro de 2009), sem contar a fechadura (que tem que ser do tipo "bico de papagaio") e puxadores.

Ferragens: vários tipos também!
E eu que achava que ferragem se resumia às dobradiças, tive que penar pra aprender... As dobradiças, por exemplo, podem ter vários tamanhos (dependendo do tamanho e peso da porta), várias cores (vi "pratas" foscas ou com brilho, cobres, douradas, pretas) e vários tipos (as ditas "normais" e as para portas "vai-e-vem", por exemplo).

Além disto, tem ferragem específica pra porta pivotante (que tem este nome, justamente, por usar ferragem do tipo pivô e não dobradiças).

Fechaduras: um mundo à parte.
Gente, daria pra escrever um post inteirinho só sobre fechaduras, mas vai aqui apenas uma pequena lista: fechaduras normais, fechaduras "bico de papagaio" (para porta de correr) e fechaduras com rolete (funciona com portas sem maçanetas, que têm apenas puxadores).

Sem contar o tipo da chave/segredo da fechadura: normal, tetra, eletrônica, etc.

Monte sua porta!
Além das coisas que já falei pra vocês, eu não sabia, mas tem-se que comprar as coisas da porta  todas separadas. Literalmente, você compra uma lista de itens, pra poder ter uma porta acabada:
- Portal (caixaria);
- Porta (folha "lisa", ou com venezianas, por exemplo );
- Acabamento da porta (se tem frisos, se é envernizada, formicada, pintada, etc);
- Alizar (ou "vista", como se diz na minha terra);
- Ferragem (dobradiças, pivô, etc);
- Fechadura;
- Puxador ou maçaneta, dependendo do tipo de porta; e
- Mão-de-obra da instalação.

Então, não se engane, quando você ver uma porta super barata em um folheto, veja se é a porta completa ou se é só a "folha" da porta!
.
.
Ufa!! Cansei, é que eu não sabia, mas as portas são um causo à parte na obra.

E você, tem algum comentário sobre este assunto? Não deixe de escrever e compartilhar comigo e com os demais leitores!

Beijo!

8 comentários:

Ju disse...

Oi Vanessa!
Como vai?
Sinceramente, não sabia nada sobre portas. Vou anotar as suas dicas, assim qdo a minha casinha chegar nesta fase já estarei por dentro do assunto.
Você é otima!! Sempre que venho aqui, aprendo coisas novas!!
Uma otima sexta-feira!!
beijinhos

Kátia Giesen disse...

Oi Vanessa,
Parabéns! A casa de vcs está ficando lindaaa!!!
Tenho acompanhado o seu blog e fico de olho nas novidades.
Estou precisando de uma orientação e se vcs puderem ajudar...vou agradecer muito. Bom, vou precisar fazer um muro de arrimo bem parecido com o seu, porém, em apenas um lado do terreno. Gostaria de fazer um muro bem resistente, mas com custo menor que o de pedras, como o de vcs é de blocos...fiquei querendo saber mais detalhes sobre a execusão...fundação... enfim, me socorre?!!

Bjinhos

Vanessa disse...

Oi Kátia!

Obrigada pelas visitas...

Seguem abaixo algumas dicas sobre o nosso muro de arrimo:

O muro de arrimo foi feito com sapatas de 150cm, que sustentaram pilares de 120cm do mesmo diâmetro - 120cm é o desnível do terreno. Blocos de concreto de 15 cm de expessura foram utilizados para a sustentação. Mas tudo isso levando em conta o tipo do terreno, o que deve ser considerado pelo engenheiro.

Beijos.

Sarah disse...

Oi Vanessa!!
Também não sabia que precisava saber de tanta coisa quando fui comprar uma porta!!
Escolhi e achei que era só!!
É um absurdo o preço da porta maciça, ainda mais com todos os adereços que são necessários!
Mas é melhor essa mesmo, que é praticamente pra vida toda.
A única coisa que não gosto é que nem sempre elas tem uma cara moderninha... geralmente são mais tradicionais. Dei sorte e consegui comprar as minhas com um modelo que o vendedor dizia ser do "Big Brother". Não sei se era mesmo, mas achei linda!
Um beijo!!

Flávia disse...

Eu passei por isso. To passando ainda. Acho que vou criar um post no meu blog só sobre portas... um parto.

comprei na madel e me arrependi totalmente.... tem que olhar se está em ordem ( a minha veio lascada) e é isso que vc disse, quando vamos comprar é fácil achar barta... o pior é o que vem depois tudo isso que vc citou e o preço sai o mesmo ou até mais do que a porta.

aff!

Tks pelas dicas.

Flávia

Me visite depois com tempo. http://minhacasaminhafamilia.blogspot.com/

Caroline disse...

Nossa, pena ter conhecido o blog de vcs só agora. Também estou construindo e acho que estamos um pouquinho atras de vcs (semana que vem começam a instalação das esquadrias). Me identifiquei com vários tópicos e todos "eu não sabia", eu, caroline, tb não sabia, hehehe e fui descobrindo durante as compras (compramos as portas ontem).
Tenho várias dúvidas e gostaria de trocar mais informações...
quando vcs pretendem mudar, pq a obra de vcs está indo rápido né?
já escolheram a cor da fachada??? pq estou nessa dúvida, rs!
abraço, caroline

lilly disse...

eu rodei a cidade em busca de uma porta de amdeira de confiança
não achei
mandei fazer em ferro.
ela é enorme
linda
saiu 1500 com os batentes
bjs
lilly
http://blogdareforma.wordpress.com
e
http://coisadelilly.wordpress.com

Joanes disse...

QUERO SABER QUAL MADEIRA APROPRIADA PARA PORTA FRENTE DE CASA DE 0,90CM E EM VEIS DE DOBRADIÇA USAR PINO.