terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Eu não sabia mas... 2

Oi pessoal!

Continuando a série eu não sabia, mas, vou falar pra vocês hoje sobre as tomadas e interruptores lá de casa. É que eu não sabia, mas existem trocentos tipos (e preços) deste material, sem contar as pequenas diferenças de "configurações", por assim dizer.

Vamos lá:

Primeiro: eu não sabia, mas pra fazer uma tomada acabada, como vemos nas paredes pelo mundo a fora, a gente compra:
   1) Suporte (4x2 ou 4x4), também conhecido como "bastidor";
   2) O "miolo" - que são as teclas (interruptores), tomadas (vááários tipos: de 3 pinos - novo padrão brasileiro-, de antena, de telefone (RJ11), de "cabo de rede" (para computador - RJ45) ou peças "cegas" - para fechar o espaço que não será usado); e
   3) Espelhos (ou "placa" - 4x2 ou 4x4), que são a finalização, por assim dizer, e dão acabamento à caixinha.

Segundo: eu não sabia, mas existem vários tipo de teclas (interruptores). Exemplos: interruptores simples; interruptores paralelos (ou treeway) - que servem para acender a lâmpada em um interruptor e apagar em outro; interruptores intermediários - que servem para se ter mais de 2 pontos de acender e apagar a mesma lâmpada; interruptores bipolares; interruptores que suportam mais ou menos amperagem; interruptores que vêm com "led" na tecla; interruptores de campainha; etc, etc, etc.

Terceiro: eu não sabia, mas as fábricas são tão espertinhas que fazem seus produtos serem exclusivos, onde o suporte de uma não serve no espelho de outra, que não encaixa com os "miolos" da outra. Algumas vezes os produtos da mesma marca, mas de linhas diferentes, também não "casam". Excelente forma de ganhar dinheiro, não?! Tipo: "Gostou do meu produto, quer comprar? Então vai comprar TUDO comigo!".

Bom, depois de tanta informação sobre este assunto, vou falar pra vocês sobre material que escolhemos lá pra casa. Marca Iriel; Modelo Talari; Cor: branca. Vejam abaixo imagens do produto.

- 4x2, com um módulo interruptor, um módulo "cego" e uma tomada (3 pinos):



- 4x2, com um módulo interruptor e dois módulos "cegos":



- Módulo antena de TV:

- Módulo tomada de telefone (RJ11):


- Módulos "cegos" - meia tecla:


- Espelho 4x4:

- Tomadas na parede da minha área de serviço:



- Tomada na parede da minha área de serviço (close):



Agradeço os comentários!

2 comentários:

Ju disse...

Adoro esta marca de tomadas! Ainda não escolhi as minhas, mas esta tb. é uma forte candidata!!rsrsrs

Uma otima semana!!
bjs,
Ju

Paulinha e Fabiano disse...

Ai, como eu amo posts assim! rsrs
Adoro aprender sobre as coisas que vou usar lá no apê!
E meus sinceros desejos de paciência com aplicadores de rejuntes e afins!
Menina, que porre esse cara, hein? Parecem que querem fazer o serviço, de qq jeito, e sair voando!!! Aff!
Beijão!
Paulinha
Reformando Nosso Apê