terça-feira, 17 de novembro de 2009

Eu não sabia, mas...

Gente, vou inaugurar uma nova série aqui no blog: EU NÃO SABIA, MAS...

É que tenho visto tantas coisas interessantes na obra que eu não sabia, mas fazem toda a diferença, e gostaria de compartilhar com vocês.

Este post, na verdade, complementa o anterior (onde falei da colocação do rejunte no meu banheiro). É que eu não sabia, mas existem muuuitas cores de rejunte para serem escolhidas.

Eu, particularmente, só conhecia as tradicionais (branca e cinza), até que fui escolher os rejuntes lá de casa. Sem brincadeira, o moço nos mostrou uma palheta com umas 20 possibilidades de cores, no mínimo! Imagino que as cores de rejuntes são feitas por mulheres, pois só nós sabemos a diferença entre as cores pêssego, salmão, rosa, etc... hehehe

E mais, além das cores, eu não sabia, mas ainda é preciso escolher o tipo de rejunte (que é diferente para cerâmica e para porcelanato, por exemplo), além  de ser necessário saber a espessura do rejunte, pois, como falei no post sobre o piso da minha sala (aqui), quando se usa piso retificado fica-se com menos espaço para o rejunte, ou seja, deve-se comprar um rejunte diferente para este tipo de piso.

Outro dado importante: os porcelanatos têm menos absorção de água do que os pisos de cerâmica. Sabe por que este dado é importante? Porque eu não sabia, mas se você usar o rejunte comum em porcelanato, com o tempo (e as limpezas com panos molhados/úmidos) a água vai acumulando apenas no rejunte, e acaba por estragá-lo. Portanto, se você optou por comprar porcelanato para a sua casa, de duas uma: ou usa "rejunte epóxi" (que dizem ser dificílimo de aplicar) ou usa um impermeabilizante para preparar o rejunte comum, que faz com que ele fique menos absorvente.

É isto aí, minha gente, quanto "conhecimento" e "cultura de construção" em um único post... hehehehe Espero que estas informações ajudem vocês!

Beijo!

4 comentários:

Verissima-online disse...

São tantas novidades nesse mundo de "obras & decorações" que é assunto pra mais de metro...rsrs

Um dia desses vi quatro mulheres (duas arquitetas c/ suas clientes) "discutindo" justamente isso: qual a melhor cor do rejunte e o vendedor com cara de:_ "Aí meu Deus? Será q vou embora hj?"...rsrs

Beijos!!

leo disse...

O problema do epoxi é que ele vira uma pedra depois. Para tirar uma peça você com certeza vai ter muito mais trabalho. A chance de ter que quebrar mais peças que o necessário aumenta.

Concordo que é muito mais bonito, mas preferi o risco de ter que rejuntar tudo a cada 5 anos que ter que arrancar metade de um piso ou parede se precisar trocar uma peça.

leo disse...

Fiquei arrependido por ter falado do epóxi... Desculpe.

Vou tentar ajudar dando uma dica: alguns bombeiros hidráulicos, para não fazer emendas nos canos usando joelhos, curvas etc. usam fogo para dobrar o cano. Problema: fragilizam a estrutura do cano. Sugestão: pergunte ao bombeiro como ele faria uma curva com um cano. Se ele disser fogo, agradeça e chame outro.
(essa eu também não sabia :))

leo disse...

Mais uma dica. Janelas de alumínio ficam sobre pedras (mármore ou granito), ok? Mas sabia que é preciso fazer uma pingadeira nas pedras para não infiltrar na parede?

Essa pingadeira nada mais é que um friso na base da pedra de modo que a água não escorra até a parede.

Essa eu aprendi hoje.